Educação Infantil

sábado, janeiro 06, 2007

Músicas com Gestos

1 - CARANGUEJO
Palma,palma,palma
PÉ,pé,pé
Roda, roda,roda,
Caranguejo, peixe é

Caranguejo não é peixe
Caranguejo, peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré

Ora palma, palma, palma
Ora, pé, pé, pé
Ora roda, roda ,roda
Caranguejo, peixe é!

_ PARTICIPANTES No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”,
batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham


2 - João trabalha com um martelo
João trabalha com 1 martelo
João trabalha com 1 martelo (fazer o movimento do martelo com um dos braços)
Agora trabalha com 2 (mexer os dois braços)

João trabalha com 2 martelos
João trabalha com 2 martelos
Agora trabalha com 3 (mexer os braços e uma perna)
João trabalha com 3 martelos
João trabalha com 3 martelos
Agora trabalha com 4 (mexer os braços e as pernas)

João trabalha com 4 martelos
João trabalha com 4 martelos
Agora trabalha com 5 (mexer os braços, as pernas e a cabeça)

João trabalha com 5 martelos
João trabalha com 5 martelos
Agora vai descansar (relaxar o corpo)

3 - A Barca Virou
A barca virou,
No fundo do mar,
Porque a (nome da pessoa)
Não soube remar.
Adeus (nome da pessoa) !
Adeus, Maranhão !
Adeus, (nome da pessoa) !
Do meu coração !

Essa cantiga é uma variação de “A Canoa Virou” e pode ser usada em brincadeira de roda.
Como usar em brincadeira de roda:
As crianças de mãos dadas formam uma roda e giram cantando. A criança cujo nome foi mencionado nas quadras, sai da roda.
Repetem-se as quadras, citando-se o nome de cada criança que estava à esquerda daquela que saiu. Prossegue a brincadeira até que a roda desapareça.


4 - Indiozinhos
Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou,
Mais não virou.


Otimo para incentivar as crianças a começarem a contar.

5 - Janelinha
A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo

Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou.

Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.

6 - A BARATA MENTIROSA
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ.
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELA TEM É UMA SÓ.(bis)
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE BALÃO.
É MENTIRA DA BARATA
NÃO TEM DINHEIRO NEM PRO SABÃO
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
NEM DINHEIRO PRO SABÃO.(bis)
A BARATA DIZ QUE TEM
UM SAPATO DE FIVELA.
É MENTIRA DA BARATA
O SAPATO É DA MÃE DELA.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
O SAPATO É DA MÃE DELA.(bis)

Otima para conversar com as crianças, falar que mentir é muito feio e que a mentira tem perna curta.

7 - EU VI O SAPO
EU VI O SAPO
NA BEIRA DO RIO
DE CAMISA VERDE
SENTINDO FRIO
NÃO ERA SAPO
NEM PERERECA
ERA O (nome da criança) SÓ DE CUECA

8 - LOJA DO MESTRE ANDRÉ
Ai olé , ai olé
Foi na loja do mestre André

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um pianinho
Plim, plim, plim, um pianinho

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um violão
Dão, dão, dão um violão
Plim, plim plim, um pianinho

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei uma flautinha
Fá, flá, flá, uma flautinha
Dão, dão, dão um violão
Plim, plim plim, um pianinho

9 - ESCRAVOS DE JÓ
ESCRAVOS DE JÓ
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA,PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ

_ MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.
_ PARTICIPANTES No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
_ COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.

10 - FUI AO MERCADO
FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA
EU SACUDI,SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR

11 - Rosa juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar
Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
E adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim
E adormeceu a Rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
O mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei
E despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim
E despertou a Rosa assim, bem assim
E tudo ficou bem feliz, bem feliz, bem feliz
E tudo ficou bem feliz, bem feliz

12 - Casinha
Fui morar numa casinha- nha
Infestada- da de cupim- pim- pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa- xá
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim:
Smack! Smack


Fui morar numa casinha - nha
infestada-da de morceguinho-nho
saiu de lá - lá - lá
uma bruxinha - nha
olhou pra mim
olhou pra mim e fez assim
(dar uma gargalhada)

Fui morar numa casinha - nha
infeitada-da de florzinha - nha
saiu de lá - lá - lá
uma princesinha - nha
olhou pra mim
olhou pra mim e fez assim
(mandar beijinhos)

13 - A galinha do vizinho
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!

Brincadeira:
Com ela, a turminha vai aprender a contar
_ PARTICIPANTES: No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.

14 - CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.

Brincadeira:
Quem está no centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo
PARTICIPANTES: No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR: A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.


15 - PASSA, PASSA, GAVIÃO
Passa, passa, Gavião,
Todo mundo passa.
Os carpinteiros fazem assim,
Os carpinteiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.
Os cavaleiros fazem assim,
Os cavaleiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.
Os sapateiros fazem assim,
Os sapateiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.

Brincadeira:
PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício( sapateiro, carpinteiro).


16 - SENHORA DONA SANCHA
Senhora dona Sancha,
Coberta de ouro e prata,
Descubra seu rosto,
Queremos ver sua cara.
Que anjos são esses,
Que andam rodeando
De noite e de dia,
Padre-Nosso, Ave-Maria!
Somos filhos de um rei,
E netos do visconde
E o “seu” rei mandou dizer
Para todos se esconder.

Brincadeira:
De olhos vendados, dona Sancha escolhe um colega e tenta adivinhar quem é ele
PARTICIPANTES No mínimo quatro.
ORGANIZAÇÃO Em roda, com uma criança no centro.
COMO BRINCAR A roda canta a primeira quadra. De olhos vendados, quem está no centro canta a segunda. As crianças cantam a última, param e trocam de lugar.
A de olhos vendados toca um colega e tenta reconhecê-lo. Se acertar, vai para o seu lugar. Se não, a brincadeira recomeça.








30 Comments:

  • OLA!!!GOSTO MUITO DE PODER CONTAR COM SEU SITE, SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ALFABETIZAÇÃO, POR ISSO USO MUITO DAS MUSIQUINHAS. SE POSSÍVEL GOSTARIA DE RECEBER NOVIDADES QUANDO VOCE POSTAR!!!!
    BEIJOS!!!!!!
    ROSEVANES

    By Anonymous Anônimo, at 4/24/2008 4:40 PM  

  • Achei legal. Valeu!!!

    By Anonymous Anônimo, at 11/25/2008 6:19 AM  

  • Olá adorei este blog,continue assim renovando e fazendo novas conquistas atraves deste blog,me ajudou muito com meu projeto músicas de roda.parabém e continue com novas musicas.Abraços.Alessandra

    By Anonymous Anônimo, at 1/11/2009 5:53 PM  

  • Oi,

    Achei muito interessante o seu blog, continue com este trabalho maravilhoso.

    By Anonymous TEKA, at 4/08/2009 11:31 AM  

  • Mtu boas as sugestoes!! Obrigada!
    bjus
    Tati

    By Blogger Tati, at 4/22/2009 5:26 AM  

  • Muito boa sua seleção! Adorei!

    By Blogger Unknown, at 8/15/2009 2:57 PM  

  • AMEI SUAS MUSICAS, CONTINUE ASSIM
    CPIEI ALGUMAS OK!!!!

    GISELE

    By Blogger gisafessora@gmail.com, at 9/07/2009 6:09 AM  

  • AMEI AS MÚSICAS E AS IDÉIAS, E REALMENTE FICO MUITO AGRADECIDA A QUEM INVESTIU TEMPO NA CRIAÇÃO DESTA PÁGINA, POIS QUEM O FEZ PROVAVELMENTE SABE QUE A MEMÓRIA AS VEZES FALHA E SÓ TRABALHOS COMO ESSE PODEM AJUDAR O PROFESSOR QUE QUER TRABALHAR MAS ÁS VEZES NÃO TEM COMO PAGAR PARA TER MATERIAL.
    NOVAMENTE, OBRIGADO!!!

    By Anonymous Anônimo, at 11/09/2009 9:24 AM  

  • para a música escravos de jó, daria mais movimento se adaptasse para ritmo coreografado, é mais dinâmico e divertido.

    By Anonymous Anônimo, at 2/24/2010 2:43 PM  

  • quero a musica da hora da entrada ?

    By Blogger Unknown, at 5/14/2010 4:25 PM  

  • Achei muito interessante este site pois me ajudou muito numa pesquiza da escola.Obrigado pela colaboração!

    By Blogger Rafinha, at 8/05/2010 7:01 PM  

  • muito obrigado seu blog. foi de muita ajuda na minhas pesquisas

    By Anonymous Anônimo, at 8/28/2010 6:30 AM  

  • Muito legal as suas dicas de como cantar as músicas fazendo gestos,parabéns!!!!!!!!!!!!

    By Anonymous Anônimo, at 9/02/2010 2:07 PM  

  • Adorei seu blog!!!Também trabalho com educação infantil,tenho um blog chamado Cantinho da Beibi.Gostaria de ser sua seguidora ,mas não sei como fazer.
    Meu endereço é http://cantinhodabeibi.blogspot.com.br Dê uma olhada no meu blog.Beijos!!!

    By Blogger Cantinho da Beibi, at 9/07/2010 5:50 PM  

  • Gostei muito do jeito como apresenta as músicas para as crianças, muito criativo. É bem melhor do que só cantá-las. Parabéns.

    By Anonymous Anônimo, at 10/04/2010 12:58 AM  

  • Eu adorei o site as musicas são bem interresantes mais acho que deveria ter as musicas cantadas para que possamos saber O RITMO.

    By Anonymous Anônimo, at 10/27/2010 3:40 AM  

  • Muito boas as cantigas e facil de trabalha-las com as crianças.

    By Anonymous Anônimo, at 3/16/2011 12:34 PM  

  • Muito bom e educativo

    By Anonymous Nilva Barnabé, at 3/25/2011 3:36 PM  

  • Q MARAVILHA!
    AMEI SEU BLOG, TUDO Q EU PRECISAVA, ALÉM DE SER MTO CRIATIVO.
    DIFICILMENTE SE ENCONTRA ESSAS BRINCADEIRAS ACOMPANHADAS DO ROTEIRO.
    TE PARABENIZO PELA CRIATIVIDADE.
    ABRAÇOS.

    By Blogger Unknown, at 5/23/2011 4:02 PM  

  • muito lindo, qualquer ccriança iria adorar, muito lindo mesmo!!!!.

    By Anonymous Anônimo, at 5/26/2011 2:23 PM  

  • Meu agradecimentos ao dono ou dona do blogger que me auxiliou muito em músicas que eu não conhecia, e as que eu conhecia como trabalhar. Obrigado!
    bjos Rafaella

    By Blogger Rafinha, at 5/31/2011 5:07 PM  

  • Muito bom!Tive uma grande ajuda com esse material.
    Quero sempre está atualizada e podendo contar com seu material.

    By Anonymous Anônimo, at 9/05/2011 10:18 AM  

  • Adorei seu planejamento de musica

    By Anonymous Anônimo, at 1/27/2012 6:13 PM  

  • Adorei, me ajudou a lembrar da minha infância e me ajudou também a desenvolver brincadeiras com meus alunos...

    By Anonymous Anônimo, at 2/11/2012 7:38 AM  

  • Adorei as musiquinhas!!

    By Anonymous Anônimo, at 5/06/2012 5:39 PM  

  • ACHEI OTIMAS ESSAS MUSICAS ACHO QUE INCENTIVA AS CRIANÇAS A APREN DER MAIS RAPIDO

    By Anonymous Anônimo, at 5/09/2012 1:38 AM  

  • Nossa essas músicas são otimas as crianças vão amar...

    By Anonymous Anônimo, at 7/30/2012 3:26 PM  

  • PODERIA POSTAR TAMBÉM COMO É A MELODIA? ALGUMAS EU NÃO CONHEÇO. OBRIGADA

    By Anonymous Anônimo, at 7/02/2015 6:25 AM  

  • Ótimo essas músiquinhas porque inves das crianças ficarem na rua eles ficam escutando musicas

    By Anonymous Anônimo, at 8/13/2015 6:09 PM  

  • Veja o site www.turmadocaracol.com.br

    By Blogger CERINO, at 3/24/2016 4:58 PM  

Postar um comentário

<< Home